quinta-feira, 13 de junho de 2013

Thonis-Heracleion, a cidade perdida.




Durante 1.200 anos a cidade de Heraleion (ou Thonis para os gregos), estava desaparecida no leito do Mar Mediterrânea. Acredita-se que a sua fundação remete ao século 8 a.C. e que era de suma importância para o Egito Antigo, sendo parada obrigatória para os navios que vinham do mundo grego, uma típica cidade portuária.




Eram poucas as informações que existiam nos registros históricos (em terra), sobre a existência desta cidade, até que no ano 2000 o arqueólogo Franck Goddio, que junto a sua equipe fez todo o trabalho de escavação do fundo do mar, mapeamento, catalogação do que foi encontrado desta cidade, localizada em uma baía ao norte do Egito.



Até os dias de hoje foram encontrados cerca de 64 navios enterrados no fundo do mar, várias moedas de ouro, pesos de feitos de bronze, mais de 700 âncoras para navios, dezenas de sarcófagos, lajes de pedra inscritas em egípcio e grego antigos e sem falar nas gigantescas estátuas de grandes deuses do Egito.





quinta-feira, 23 de maio de 2013

O Egito fica na África?

 Antes de iniciarmos um viagem pelo Egito, precisamos nos localizar e saber onde se localiza geograficamente esta civilização que foi tão importante para a humanidade e que marcou a nossa hostória de forma singular. E pode parecer um choque para muitos a "real localização" do Egito.

SIM! O Egito fica na África! 

Mas como assim?

No continente mais pobre do planeta, onde a miséria, a fome e a AIDS matam pessoas diariamente? 

Resposta correta! África!

A sociedade européia sempre tratou de se vangloriar de civilizações como a Grécia e Roma como o berço da humanidade e elas terem "nascido" na Europa. Os estudiosos que disseminaram o pensamento eurocêntrico trataram de colocar o Egito no meio dessas civilizações, através dos livros foi disseminado a ideia de que o Egito faz parte das grandes civilizações europeias.
É como se todo o Rio Nilo, as Pirâmides, múmias e toda a areia do deserto foi despejada no meio da Europa!
Através dos séculos essa ideia foi ganhando força, sendo passada através dos tempos como verdade e ainda em dias atuais se faz presente no consciente coletivo da sociedade global. O Egito é a primeira grande civilização que se tem notícia da humanidade e a até hoje a que tem mais tempo de existência. Sem dúvida alguma deixou um imenso legado para a sociedade e vasto material para ser estudado, sendo ainda nos dias atuais grande objeto de estudo por parte de historiadores e arqueólogos por exemplo, tendo hoje em dia até cursos acadêmicos direcionados para o estudo dessa sociedade. E ela nasceu na África! Precisamos ter noção de que o continente africano vai muito além das mazelas, ele também é cheio de coisas belas e repleto de um passado glorioso que ainda se mantém vivo nas pirâmides e muito além delas. 
Através desta pequena reflexão, iniciaremos uma série de diálogos que nos farão viajar pela história do Egito para conseguírmos perceber a importância desta sociedade para a humanidade e como ela influência em nossas vidas até os dias de hoje.